Em janeiro: Começa a Copa São Paulo de Futebol Junior 2023

Compartilhe esta notícia:

Maior torneio de clubes juniores do Brasil abre o calendário do futebol brasileiro todo ano.

No próximo dia 2 de janeiro, já em 2023, começa a Copa São Paulo de Futebol Junior, o maior torneio de base do futebol brasileiro. A competição do último ano foi conquistada pela primeira vez pelo Palmeiras, em torneio que teve como grande destaque Endrick, uma das maiores promessas do futebol brasileiro. A Copinha, como é carinhosamente chamada, é um dos torneios que mais atrai olheiros de todo o planeta.

O torneio terá 128 clubes e será disputado nos 23 dias do primeiro mês de 2023. A final, tradicionalmente, é sempre disputada no dia 25 de janeiro, dia em que se comemora o aniversário da cidade de São Paulo. A última decisão foi entre Palmeiras e Santos.

São 32 grupos de quatro times, onde os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase do torneio. Os 64 times classificados se enfrentam, avançando para uma terceira fase com 32 equipes e depois para as oitavas de final, seguindo, a partir daí, um mata-mata até a grande decisão no dia 25 de janeiro.

O Corinthians é o maior campeão do torneio, com dez taças conquistadas. O último título do Timão foi em 2017. Bem atrás, com metade das conquistas do clube paulista estão Fluminense e Internacional. O Colorado ficou com o caneco em 2020, enquanto os cariocas não sabem o que é ser campeão desde 1989. Com quatro conquistas estão São Paulo e Flamengo, com títulos recentes, em 2019 e 2018, respectivamente. A conquista rubro-negra, inclusive, foi em cima do Tricolor paulista.

Falando em São Paulo, a equipe é a segunda que mais vezes chegou a decisão, com 11 finais, sendo sete vice-campeonatos. O Corinthians é quem mais vezes foi até a decisão com 18 finais, sendo oito vezes o segundo melhor do torneio. Entre os clubes pequenos, nomes como Santo André, Marília, Paulista, o extinto Roma Barueri e Juventus já ficaram com a taça da Copinha.

 

Compartilhe esta notícia: